sábado, 21 de março de 2009

Café

Provavelmente é a bebida mais saborosa, estimulante e reconfortante.
A bebida da cordialidade que traduz um gesto de sociabilidade, capaz de criar relações de fortes amizade, negócios ou políticas.

Para alcançar o seu maior tamanho e florescer, uma arvore de café necessita entre três a quatro anos. Seis meses mais tarde aparece o primeiro fruto. A arvore de café tem características únicas. Os frutos amadurecem ao mesmo tempo que as flores.

Existem aproximadamente 60 tipos de árvores de café, mas somente 10 de essas espécies são cultivadas em grande escala no mundo.
As mais frequentes são: Coffea Arabica, Coffea Canephora e Coffea Liberica.

Dessas três
Coffea Arabica é a mais cultivada (90%) e valorizada das espécies.
O bom café provem do bom grão.
Existem dois tipos básicos: Robusta e Arábica.
Coffea Arábica comumente chamado Arábica, são considerados como os grãos de mais alta qualidade, e por isso são geralmente mais caros.

Coffea Robusta o canephora são geralmente chamados Robusta. Como seu nome indica, esta árvore pode suportar climas e condições mais rigorosos que os demais. Considerado na industria como menos saboroso e aromático que o Arábica, é muito usado em café instantâneo e outros cafés mais baratos.

Produz uma taça com o dobro de cafeína que o Arábica e com maior acidez.
Dizem que os melhores cafés vêm da Etiópia, Jamaica e Hawai.

Mas existem outros países com cafés de excelente qualidade, tais como: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Costa do Marfim, Angola, Quénia, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário